COSTA BRANCA - Parecidas geograficamente, as cidades de Areia Branca e Macau se assemelham na infraestrutura urbana, no formato das ruas e até na hospitalidade dos seus habitantes. Também festejam a padroeira dos marítimos, Nossa Senhora dos Navegantes, na mesma data, em agosto, e realizam carnavais que se assemelham na grandiosidade da estrutura e no arrojo da programação, repleta de grandes atrações.
Na programação carnavalesca das duas cidades salineiras o destaque fica por conta dos desfiles das escolas de samba, no domingo e na terça-feira de Carnaval. São três agremiações carnavalescas em cada uma delas, que levam à avenida o luxo de suas alegorias, a beleza das suas passistas e o ritmo envolvente da bateria.
Em Areia Branca, Unidos da Salinésia, Morcegos e Gavião Imperial desfilam no domingo, 6, com concentração a partir das 15h e passagem pela avenida por volta das 17h. Geralmente há atraso, mas nada que possa comprometer o brilho da festa que é um dos momentos mais esperados da programação carnavalesca, pelos areia-branquenses e visitantes.
Uma das mais novas escolas de samba de Areia Branca, Unidos da Salinésia, comemora seus 9 anos de existência levando para a avenida um Carnaval com muitos ritmos, baseado no seu samba-enredo "Vamos dançar", de autoria do carnavalesco Sérvulo Caetano.
Já a mais antiga escola de samba do município, a Morcegos, escolheu como samba-enredo deste ano "O céu é o limite". O tema dá a dimensão da escola nesses 30 anos de história. A Morcegos é a maior agremiação carnavalesca da cidade em estrutura, sempre encantando o público com a beleza de suas alegorias e colocando literalmente a cidade em movimento com o ritmo da sua afinada bateria.
A Morcegos começou como bloco de rua, com os poucos integrantes (quase todos da mesma família) vestindo roupas feitas de saco. Sua origem foi na calçada do prédio do Sindicato dos Marítimos, na esquina das ruas Mestre Silvério Barreto com a Deputado Manoel Avelino, onde concentravam muitos morcegos. Daí, o nome Morcegos, que posteriormente se transformaria na maior escola de samba do município.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Gavião Imperial é a terceira escola de samba, que também desfilará neste domingo de Carnaval, levando para o asfalto a experiência de 27 anos de estrada. No início era o bloco "Os Gatões", que se uniu a outro bloco, o "Unidos da Plebe" e formaram uma escola de samba.
Nessa trajetória a escola teve bons e maus momentos, o que é natural. Sob o comando de nova diretoria, a Gavião Imperial gradativamente vem reconquistando o espaço perdido e se firmando como uma agremiação carnavalesca respeitada.
O enredo e o samba-enredo da Gavião Imperial deste ano tem como tema "Verdes são os caminhos, deixe o samba te levar", uma exaltação às cores da escola. "O verde tem maior destaque porque é a cor principal da nossa bandeira, é ela que nos identifica quando o assunto é samba nesta cidade. Então, onde o verde estiver, também estaremos", justificam os autores do samba-enredo, Sérvulo Caetano e João Maria.
Agremiações macauenses participam da folia na terça-feira
Em Macau, o desfile das escolas de samba acontece na terça-feira, 8, e existe toda uma rivalidade, pois diferente de Areia Branca, lá as agremiações concorrem ao título de Melhor Escola de Samba do Carnaval 2011de Macau. Estão no páreo: Beija Flor, da comunidade do Valadão; Ases do Ritmo, do centro da cidade; e Imperadores do Samba, do Porto São Pedro.
O desfile oficial das escolas de samba de Macau começa às 20h. Além das escolas desfilam ainda blocos da Vitória e Tribo dos Índios Guaranis. Na quarta-feira, 9, a expectativa é geral, pois é quando acontece a apuração das notas do desfile oficial das escolas de samba. O evento, a partir das 20h, é animado pelo grupo Oficina do Samba, do Rio Grande do Norte.
O desfile das escolas de samba macauenses será no Corredor da Folia, onde a prefeitura montou toda a estrutura da festa. O novo local conta com um moderno sistema de som e iluminação e entradas com detectores de metal. O prefeito Flávio Vieira Veras tem orgulho em dizer que o município tem uma estrutura que nenhuma cidade do interior do Rio Grande do Norte tem para realizar um carnaval do porte para macauenses e visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário