À meia-noite deste sábado, dia 19, acaba o horário de verão e os relógios devem ser atrasados em uma hora pelos moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. O horário de verão começou no dia 17 de outubro de 2010 e tem como objetivo reduzir a demanda de energia elétrica nas regiões atingidas, principalmente entre as 18h e 20h.
Nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou a redução média de aproximadamente 5% na demanda por energia durante o horário de ponta. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, aproximadamente dois mil megawatts a cada ano.
Segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de verão deste ano resultou em uma redução de 4,4% na demanda de energia do horário de pico. No ano passado, a redução foi de 4,7%. A ONS informou que a economia da geração térmica evitada com a adoção do horário de verão foi estimada em R$ 30 milhões, o que traz como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário