O diretor do laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Joaquim Mendes Ferreira, disse que o laboratório vai começar a instalar, em abril, as 15 estações sismológicas da rede do Nordeste do Brasil. Nesta segunda-feira (14), ele confirmou que a data só será alterada caso, haja a necessidade de se estudar algum abalo sísmico no Rio Grande do Norte.De acordo com o professor Joaquim Mendes, as instalações devem começar em Pedro Velho, no Agreste, construindo a primeira estação, a segunda sendo instalada em Paraú. A previsão é que o Rio Grande do Norte tenha três estações.
Além do território potiguar, também serão instaladas estações em Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí, Bahia, Paraíba e Ceará, em um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões entre custos das instalações e compra de equipamentos.
Tremor
O professor Joaquim Mendes confirmou que no sábado (12) foi registrado um tremor em Taipu, a 50 quilômetros de Natal. O abalo foi de 2,5 pontos na escala Richter, mas não foi sentido na capital. De acordo com o laboratório de sismologia da UFRN, apenas tremores superiores a 3,5 pontos na escala Richter seriam sentidos a essa distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário